sábado, 30 de junho de 2012

[Dó-Ré-Mi] Stevie Ray Vaughan and Double Trouble

                
                A bem da verdade, eu sempre tive um caso de amor com o Blues, e Stevie Ray Vaughan é um dos grandes responsáveis por isso. Além de um grande guitarrista – talvez o melhor no seu estilo –, Stevie foi um cantor e compositor brilhante. Ele tinha as mãos habilidosas de um rockeiro, um coração blues e o poder vocal do soul, além de, claro, ter pinta de cowboy solitário.

              Extremamente técnico e habilidoso, Stevie foi o grande responsável por ressuscitar o blues na década de 1980. Ele possuía a genialidade de Jimi Hendrix, a habilidade de Eric Clapton e o feeling de Buddy Guy. Tudo resumido em um só cara. O resultado? Um timbre reconhecível à primeira nota; único.

                É uma pena que tudo isso chegasse ao fim tão cedo. Stevie morreu em um trágico acidente de helicóptero em 1990, aos 36 anos. Apesar de apenas 8 anos de carreira, Vaughan produziu álbuns fantásticos, dos quais o meu destaque de hoje é: Couldn't Stand The Weather, de 1984.

Couldn't Stand The Weather, 1984
 
                Discípulo que foi de Jimi Hendrix, neste disco Vaughan faz uma versão bombástica de "Voodoo Child (Slight Return)", um dos grandes – senão o maior – clássicos de Hendrix. Em “Tin Pan Alley” Stevie mostra porque é digno de figurar entre os grandes, como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Em ScuttleButtin', Stevie esbanja toda a sua técnica na guitarra. Na música que intitula o disco - "Couldn't Stand The Weather" – ele se mostra mais simples, porém não menos arrasador. O disco ainda dá direito a um passeio pelo jazz, na faixa "Honey Bee".
 
               Esse disco foi gravado depois de um grande sucesso, e, basicamente, acabou sendo a continuação do anterior. Possui uma pegada blues misturada ao tradicional rock do sul norte-americano. Algumas faixas foram adicionadas a lançamentos posteriores desse mesmo álbum, sobras de estúdio até então inéditas. Foi através da música que Vaughan tentou afastar seus maiores demônios: o álcool e as drogas. Assim, ele ultrapassou as fronteiras do Texas e conquistou o coração da América.

             Mas se você é do tipo que acha o blues um estilo velho, te convido a assistir o videoclipe de "Cold Shot", para que vejas como o blues pode ser ao mesmo tempo divertido e irônico. Canta Stevie, porque lá em cima “The Sky is Crying¹”...

              Dó-Ré-Mi: Tem algum disco que consideras essencial? Deixe a sua dica nos comentários!
__________
¹ Tradução: O céu está chorando.
___________ 
Se te interessa saber, a música que mais gosto neste disco é The Things (That) I Used to Do.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo. Obrigada por comentar!